Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva EMTr

Como chegar | Mapa do site | Fale conosco |
Pesquisa personalizada
Centro Brasileiro de Estimulacao Magnetica Transcraniana CBrEMT
Estimulacao magnetica EMTr

Depressão Resistente/ Quadros Clínicos Refratários

Ao redor de 30% da população não responde aos fármacos antidepressivos, ou seja, são resistentes (refratários) ao tratamento. Para esses indivíduos até recentemente a única alternativa era a ECT (Eletroconvulsoterapia/Eletrochoque). A EMTr é bem indicada nesses casos, possuindo eficácia semelhante e com a vantagem de não ter tantos efeitos colaterais.

Pacientes com restrição ao uso dos fármacos

A depressão pós parto acomete 15% das mulheres e o tratamento com antidepressivos requer a interrupção da amamentação. A EMTr é um recurso muito útil para esses casos. Pacientes com doença hepática ou renal que não podem tomar muitas medicações sob o risco do agravamento de sua condição disfuncional orgânica ou por intoxicação com os fármacos são diretamente beneficiados por essa técnica.

Problemas com os efeitos colaterais dos remédios ou pacientes que desejam parar com os fármacos

Os antidepressivos causam aumento de peso, dificuldade de concentração e queda da libido, conseqüências que alteram a vida social do paciente. Diante do dilema “ficar deprimido pela doença ou acabar se deprimindo e prejudicando seu relacionamento pela falta de prazer”, muitos acabam abandonando o tratamento medicamentoso. Por essa razão é expressivo o número de pacientes homens que buscam a EMTr a fim de suspender os fármacos.
Pessoas idosas que tomam diversas medicações são em geral muito mais sensíveis aos efeitos colaterais dos antidepressivos, quer pela quantidade de interações medicamentosas, quer pela maior sensibilidade do organismo em si. Pacientes imunodeprimidos ou oncológicos, que apresentam quadro de depressão coexistente, são também beneficiários desse tipo de técnica rápida, eficaz e não invasiva.

Outras doenças

Transtorno afetivo Bipolar, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), Transtorno de ansiedade Generalizada, Sindrome de Pânico, Insônia, Fibromialgia, Síndromes dolorosas, Síndrome de Parkinson, Transtorno Fóbicos aniosos

 

Clique para ler artigo sobre EMTr na depressao e transtorno bipolar

 

Clique para ler EMT para fins terapeuticos em condiçoes neurologicas